fbpx
Indústria 4.0: O que você precisa saber sobre essa nova realidade

Indústria 4.0: O que você precisa saber sobre essa nova realidade

O que é a indústria 4.0?

Esse termo foi usado pela primeira vez na Alemanha, em 2011, diante de uma estratégia do governo para promover a informatização das fábricas. Nos EUA, o conceito é conhecido como manufatura inteligente.

De forma simplificada, pode ser caracterizada como uma fábrica inteligente.

Seu principal objetivo é tornar o processo produtivo cada vez mais eficiente, autônomo, descentralizado e customizável por meio de coleta, processamento e integração de dados em tempo real — online — e da realidade virtual.

Quais os princípios da indústria 4.0?

Algumas características fundamentais a diferenciam dos meios de produção anteriores. Veja-as a seguir:

  • operação instantânea: capacidade de coletar dados e analisá-los imediatamente, disponibilizando informação de valor em tempo real;

  • interoperabilidade: capacidade de os sistemas físicos cibernéticos;

  • virtualização: uso da realidade virtual para criar cópias digitais da fábrica e modelos de simulação;

  • descentralização: autonomia dos sistemas cibernéticos para a tomada de decisões sem intervenção humana;

  • orientação a serviços: uso da arquitetura de softwares e da computação em nuvem otimizada e oferecida para aperfeiçoar serviços;

  • modularidade: flexibilização das previsões para as máquinas que passam a operar conforme a demanda.

A IoT, o RFID e o Big Data

Para entender como a fábrica inteligente pode revolucionar a indústria, é fundamental ressaltar que sua produção é realizada por máquinas cibernéticas.

Sensores como o RFID possibilitam essa comunicação, bem como o acesso ao banco de dados de cada equipamento para acompanhar seu histórico e desempenho, possibilitando a constante troca de informações.

Já o Big Data pode ser descrito como estruturas gigantescas e complexas de dados armazenados, em que é feita uma análise minuciosa e preditiva visando qualificá-los e, assim, gerar informações relevantes para o negócio.

O objetivo disso? Autonomia para as máquinas e embasamento para os gestores na tomada de decisões mais assertivas e, consequentemente, ganho em produtividade e na redução de custos e riscos.

Quais são as vantagens da Indústria 4.0?


Problemas referentes a perda de tempo de fabricação por quebra de equipamentos se tornam extintos através da avaliação constante da própria máquina sobre seu desempenho, assegurando um pré-planejamento do melhor momento para substituição de peças ou do maquinário como um todo. Situações de expansão no mercado podem ser feitas de forma extremamente aprimoradas ao se possuir informações em banco de dados sobre todas as características da fábrica, aumentando a produtividade, eficiência e simplicidade para processos futuros.

A Indústria 4.0 não está se tornando parte do dia a dia para que os funcionários percam seus empregos, mas sim que seus trabalhos possam ser mais eficientes, rápidos e críticos auxiliando tanto na questão pessoal através de um retorno positivo e valorização de suas atividades na empresa como também na questão laboral ao garantir uma melhor qualidade e produtividade em seus específicos setores.

Quais os impactos na indústria e na sociedade?

A 4ª Revolução Industrial trará impactos significativos no mercado de trabalho. Naturalmente, haverá a necessidade de maior especialização da mão de obra, que atuará de forma mais intelectual e menos operacional.

Além disso, será indispensável o investimento em pesquisas e no desenvolvimento de tecnologias e segurança da informação.

Os hábitos de consumo continuarão evoluindo e aumentando a exigência por produtos customizáveis e tecnológicos, com entrega conveniente. Se tornará indispensável para as empresas o investimento em tecnologia que viabilize essa adaptação.

A tendência é de um mercado cada vez mais acirrado.

Como implementar a realidade da Indústria 4.0?

Essa evolução é um processo lento que ainda engatinha no Brasil. Poucas companhias já desfrutam desses benefícios, que se concentram ainda naquelas com grande aporte de investimentos.

Provavelmente, é possível dar passos significativos para, progressivamente, adaptar sua empresa à nova realidade.

Resumidamente, a base da indústria 4.0 é a coleta, a análise e a distribuição eficiente de informação de valor para ações autônomas. Por isso, antes de cogitar a implementação de tecnologias inovadoras e com custo elevado, é fundamental otimizar esse processo.

A alternativa inicial, viável e muito eficiente é a adoção de um software de gestão para automatizar os procedimentos, controlar o fluxo de dados, disseminar a informação, aprimorar os indicadores de desempenho, planejar as ações, entre muitas outras funcionalidades.

Quando existe o recurso de conexão a dispositivos móveis, é possível, ainda, fazer atualizações de dados e comandos em tempo real, direto do chão da fábrica.

Essas ações já trarão enormes benefícios e maior agilidade e conformidade nos procedimentos, além de confiança para a tomada de decisões. Assim, sua empresa inicia o caminho que vai habilitá-la à cultura e às inovações da indústria 4.0.

 

—–/—–

O ERP Para Pequenas e Médias Empresas.

Sistema de gestão empresarial
mais fácil, simples e rápido
Gerenciamento Completo Da Sua Empresa

Instale um ERP mais eficiente, mais dinâmico, que integre todas as áreas para possibilitar que sua empresa faça mais, com menos recursos e obtenha mais resultados.

>> Clique aqui e saiba mais como alavancar sua empresa com o ERP Adjutor MX.<<

Fechar Menu