fbpx
Gargalos de produção: o que são e como identificá-los

Gargalos de produção: o que são e como identificá-los

O que são gargalos de produção?

Um gargalo de produção pode ser descrito como um desvio específico em alguma das etapas do fluxo produtivo, que resulta na dificuldade de cumprir metas e diminuição da produtividade das equipes.

Também pode ser descrito como o recurso, máquina, equipamento ou centro de trabalho mais sobrecarregado de uma indústria ou responsável pela etapa mais lenta no processo produtivo.

Como funciona o gargalo de produção?

Ao analisar a produção de uma indústria, é possível perceber que tanto na produção puxada quanto na empurrada as etapas estão interligadas, ou seja, uma etapa depende da seguinte ou anterior para continuar.

É normal que cada etapa tenha um tempo diferente na conclusão de tarefas e é ideal que essa diferença não seja muito grande. Porém, muitas vezes uma etapa específica demora muito mais do que as outras e isso resulta em um gargalo de produção. Na verdade, qualquer diferença entre as capacidades de produção entre as etapas vai gerar um gargalo.

Vamos a um exemplo prático.

Vamos supor que uma indústria produza 150 potes por dia, mas produz 100 tampas no dia. No final do dia terão apenas 100 potes com tampa completos.

Neste exemplo é fácil identificar o gargalo.

Os gestores dessa indústria precisarão reduzir a velocidade de produção para produzir apenas 100 potes por dia ou manter a produção de 150 tampas por dia e estocá-las, o que vai ocasionar em aumento de custos.

Como identificar gargalos de produção?

A identificação de gargalos de produção é essencial para um bom rendimento da linha de produção. Quanto antes for identificado melhor, pois evitará a perda de material e tempo.

O modo mais assertivo de visualizar e corrigir os gargalos produtivos é por meio do monitoramento do desempenho das máquinas e das equipes através de dados consistentes e atualizados em tempo real demonstrados em painéis gerenciais, proporcionados por softwares ERP.

Também é possível extrair relatórios que condensem as informações operacionais e demonstrem indícios de irregularidades.

Porém, há outras formas de identificar gargalos de produção, confira abaixo:

1 – Avalie suas entradas e saídas

Analise criteriosamente as entradas (inputs) e saídas (outputs) da sua linha de produção. Cheque se a matéria-prima que entra corresponde a quantidade necessária de produto para saída.

2 – Identifique as causas

Analise, identifique e liste as possíveis causas dos gargalos de produção. Tenha como base aspectos como: métricas e indicadores usados, processo de produção, materiais usados, equipe envolvida, espaço de trabalho e tecnologia aplicada.

 

Uma forma muito mais eficaz e assertiva de visualizar e corrigir os gargalos produtivos é utilizar um sistema de gestão.

Com ele você tem acesso a dados consistentes e atualizados em tempo real, como painéis gerenciais. Assim, os líderes podem monitorar o desempenho da equipe e das máquinas, reduzindo a possibilidade de gargalos.

 

—–/—–

O ERP Para Pequenas e Médias Empresas.

Sistema de gestão empresarial
mais fácil, simples e rápido
Gerenciamento Completo Da Sua Empresa

Instale um ERP mais eficiente, mais dinâmico, que integre todas as áreas para possibilitar que sua empresa faça mais, com menos recursos e obtenha mais resultados.

>> Clique aqui e saiba mais como alavancar sua empresa com o ERP Adjutor MX.<<

Fechar Menu