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7 passos para fazer o controle de almoxarifado

7 passos para fazer o controle de almoxarifado

Toda empresa busca crescer de forma saudável dentro do mercado. Para isso, existem vários aspectos para melhorar dentro da gestão do negócio para esse crescimento acontecer. Um dos aspectos que é extremamente importante para alcançar esse objetivo é o controle de estoque, ou controle de almoxarifado.

O controle de almoxarifado é indispensável para gestão administrativa e gestão de capital de giro e faz com que sua empresa se desenvolva, reduza os custos e aumente os lucros.

Organizar o estoque é controlar corretamente as mercadorias que mantêm o funcionamento do seu negócio e esse processo deve ser bem definido e contar com profissionais qualificados.

O que é controle de almoxarifado?

Controle de almoxarifado é uma área da logística essencial para sua empresa controlar de forma eficiente todas as documentações e arquivos de um estoque para fazer o levantamento de preços e arquivamento de notas, pesquisa, registro de fornecedores e até mesmo auxílio no financeiro do negócio.

O almoxarifado é o local destinado à estocagem das mercadorias da sua empresa. É um setor deve ter um bom planejamento e organização e estar sempre atualizado para evitar a perda de vendas e produtos.

Uma gestão de almoxarifado eficaz possibilita um ambiente mais fácil de controlar e com maiores informações sobre demandas e localização dos produtos.

Confira 7 passos para realizar o controle de almoxarifado de forma eficaz:

1.Organize o local

Quando for escolher o ambiente para armazenar os materiais, certifique-se que é um ambiente limpo e considere fatores como temperatura, ventilação, umidade, se o local permite fácil movimentação de mercadorias.

2. Registre um documento de entrada e saída de estoque

Toda a movimentação do almoxarifado deve ser registrada em um documento de estoque. Nenhum deslocamento deve ser feito sem registro. Confira alguns exemplos de documentos de controle de almoxarifado:

  • Solicitação de materiais: materiais de consumo interno (materiais de estoque, escritório e produtos de limpeza).
  • Registro de chegada: notas fiscais integradas aos pedidos de compra.
  • Registro de saída: notas fiscais anexadas às vendas.

3. Categorize os materiais

Separe os materiais em categorias com o auxílio de etiquetas, assim você gera códigos exclusivos e evita cadastro duplo.

Portanto, as prateleiras e gôndolas devem ter etiquetas com descrições e informações das mercadorias e serem organizadas em pontos específicos.

4. Realize inventários periódicos

Fazer inventários é fundamental para alinhar os saldos em estoque sempre que necessário e para conferir se as movimentações estão dentro do tolerável. Realizar esse processo garante que as informações sempre estejam atualizadas e em conformidade com o estoque físico real.

5. Faça a queima de estoque

Venda os itens parados em promoções e liquidações estrategicamente programadas. É possível vende-los por preços mais acessíveis para liberar espaço para a estocagem de novas mercadorias e recuperar o investimento.

6. Compreenda os tipos de controle de estoque

Há mais de um tipo de controle de estoque. Confira abaixo:

  • Classificação por periodicidade:

Permanente: É o acompanhamento de estoque em tempo real e que prevê a reposição sempre que o limite mínimo de um item é alcançado.

Periódico ou temporário: Complementa a análise da gestão do estoque e é sado para manter o balanço patrimonial. O objetivo desse tipo de controle é evitar a falta de um item.

  • Já para mensurar o estoque, a classificação é diferente:

–  Estoque físico: é acompanhado conforme a quantidade.

–  Valor monetário: cálculo de investimento dos custos de cada produto.

  • Também há 3 modelos de controle:

Mínimo: o estoque é dividido em reserva e principal e quando um é finalizado, o outro é ativado. O objetivo nesse modelo é evitar prejuízo aos giros das mercadorias.

Renovação periódica: o estoque atende a demanda em quantidade mínima e em períodos predeterminados até que ocorra a reposição.

Fim específico: Atende uma necessidade predeterminada, como por exemplo um evento.

7. Conte com um software de gestão

Utilizando um software de gestão, os usuários com permissão poderão dar baixa nos itens da empresa e acompanhar alterações no estoque.

 Um software ERP qualificado como o ERP ADJUTOR MX ajuda a manter o estoque de seu almoxarifado equilibrado e proporciona várias informações sobre movimentação de mercadorias, histórico de vendas, nível de demanda dos produtos, além de controlar o estoque por demanda do giro, direcionando a quantidade e produtos ideias para ter no estoque.

 

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