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Ticket Médio: Você planeja suas vendas com base nesta métrica?

Ticket Médio: Você planeja suas vendas com base nesta métrica?

Analisar métricas de marketing e vendas é um trabalho essencial para qualquer negócio que deseje melhorar seus resultados. Para as empresas de varejo, em especial, há uma métrica específica que deve ser avaliada constantemente: o ticket médio.

É a partir desta informação que o gestor da empresa poderá planejar como aumentar suas vendas e obter lucros maiores!

Afinal de contas, o que é o ticket médio?

Ticket médio é a métrica que apresenta o valor médio que cada cliente gasta em suas compras no seu estabelecimento. Este valor é determinado pela média entre o montante de suas vendas e o número de clientes que geraram esse volume de compras.

Exemplifico:

Digamos que o volume de vendas de um dia em sua empresa tenha sido de R$3.000, sendo que este montante representa vendas efetuadas a 100 clientes. Se dividirmos os R$3.000 pelos 100 clientes, encontraremos o valor de R$ 30.

Ou seja, dos 100 clientes do dia alguns devem ter gasto R$100 e outros devem ter gasto R$10, mas o valor médio gasto por eles é de R$30.

Pois bem, estes R$30 representam o ticket médio deste dia de vendas.

O que fazer com isso?

Mais do que calcular e analisar a métrica, é preciso saber o que fazer a partir desta análise. Veja algumas sugestões:

1. Avaliar o que os clientes mais compram e preparar suas gôndolas para estimular o cliente a comprar mais outros itens — de preferência aqueles que ele não compraria normalmente. Ao ocorrer este estímulo e o cliente comprar mais, naturalmente vai aumentar também o valor do ticket médio!

2. Aumentar o mix de mercadorias para que o cliente encontre todos os itens que necessita num único mercado.

3. Lembrar o cliente de outros itens que possa ter esquecido. Por exemplo: se comprou carne para churrasco, lembrá-lo do sal, do carvão, da cerveja, do refrigerante, do fósforo…

Um exemplo clássico é o restaurante por quilo que para vender mais aumenta seu mix no buffet, oferecendo pratos irrecusáveis. Na medida que o cliente vai se servindo vai descobrindo outros pratos interessantes e se servindo mais. Até chegar num ponto em que se depara com uma grande porção em seu prato. Você já se viu diante dessa situação?

Cada vez que você conseguir vender algo mais para estes clientes, você estará aumentando o seu ticket médio. A cada vez que você conseguir este aumento, você estará aumentando as suas vendas contando com os mesmos clientes que já consomem em seu estabelecimento.

Obtenha informações preciosas como estas e estimule sua criatividade. Otimize seu negócio, venda mais e lucre mais!

Fonte: Clube Sebrae
Edmilson Tanaka

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